O Filtro Y é um acessório destinado a garantir a qualidade do fluído em termos de quantidade e diâmetro máximo dos sólidos em suspensão. Pode ser classificado em filtros permanentes e temporários.
A forma construtiva dos filtros Y impõe resistência mínima ao fluxo, assegurando a vazão perfeita do fluído. O desenho dos filtros Y evita o impacto direto do fluído carregado de detritos contra o crivo e facilita a drenagem dos resíduos acumulados no seu coletor de ampla capacidade.
Basicamente, existem dois tipos de filtros permanentes: o Filtro Y e o Filtro de Cesto. Quanto aos filtros temporários, existem os cônicos e os planos.
Para cada tipo de aplicação existem normas e especificações próprias dos filtros Y (nacionais NBR e internacionais ASTM, ANSI, ASME, MSS e DIN). Por isso, em cada projeto – no momento da especificação – deve ser observada a aplicação, vazão, o tipo de fluído, temperatura, pressão de trabalho e diâmetro.
Os filtros ACEPIL possibilitam maior produtividade, economia de tempo e uma instalação rápida e facilitada, além da redução dos custos.